Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Fevereiro > Justiça Federal no Piauí determina equiparação no pagamento do auxílio alimentação

Justiça Federal no Piauí determina equiparação no pagamento do auxílio alimentação

publicado 26/02/2013 08h05, última modificação 11/06/2015 17h13

Em ação movida por dois servidores do Poder Judiciário Federal no Piauí, o juiz da 7ª vara Federal de Teresina ordenou a equiparação no pagamento do auxílio alimentação em relação a servidores ocupantes do mesmo cargo nos tribunais superiores.
 
Na ação, os autores alegaram que recebiam o benefício do auxílio alimentação em valores diversos dos percebidos pelos servidores de mesmo cargo nos tribunais superiores.
 
Reconhecendo a plena vigência do princípio constitucional da isonomia, o magistrado ponderou, em sua sentença, que "efetivamente, denegar o pleito equivaleria a um desprezo ao postulado da igualdade".
 
Além de garantir aos dois servidores a percepção do auxílio alimentação no mesmo patamar que os ocupantes de igual cargo nas cortes superiores, a sentença condenou a União ao pagamento retroativo dos valores concernentes às diferenças dos últimos cinco anos e declarou ainda a impossibilidade de que recaia, sobre o auxílio alimentação, qualquer cobrança tributária e/ou previdenciária em razão da natureza puramente indenizatória do benefício.
 
As ações foram propostas pessoalmente pelos autores, sem a interveniência de advogado, por conta de dispositivo existente na lei dos Juizados, que permite à parte ingressar em juízo pessoalmente, por meio de atermação.
 
 

Fonte: SJPI